Brahmacharya é o 4º Yama da via do yoga e refere-se ao poder de preservar e cultivar a energia sexual (Shakti). Brahma significa Infinito Divino, charya significa mover-se, logo, o termo significa “mover-se em direção a ou viver no Infinito Divino”. A nossa consciência expande-se para o infinito e move-se no infinito. Quando Brahmacharya é estabelecido, percebemos que somos mais que um corpo físico, percebemos que somos consciência (Brahman).
O verdadeiro caminho do yoga é uma via ascética, de práticas e rituais que exigem purificação, disciplina e auto-controlo (Tapas) dos impulsos carnais característicos da condição humana, implícitos à própria existência. Quanto mais elevado o estado de consciência, menos interessam os desejos e prazeres do corpo.
O objetivo da castidade é precisamente o controle da luxúria no corpo (pensamento e fala incluídos), pois o orgasmo (Ojas) é pura energia sutil ou nervosa que se dispersa no momento em que os nervos se distendem durante a ejaculação, o que significa o desperdício da energia no corpo físico, em vez do no corpo subtil. A canalização adequada dessas energias sexuais resulta em vitalidade permanente. Nesse contexto, Brahmacharya mostra-nos o poder de transformar a líbido em poder espiritual (Ojas Shakti).
A prática de Brahmacharya está relacionada à moderação ou equilíbrio, tanto na esfera sexual, como no apetite, falar, pensar, etc. O praticante de yoga deve ser moderado em pensamentos, palavras e acções, de forma que haja sensatez em todos os aspectos de sua vida.
Um dos objetivos do yoga é cultivar a harmonia entre os pensamentos, sentimentos e acções em todos os aspectos da vida, incluindo a sexualidade, sendo que esta deve estar associada aos conceitos de pureza e moderação. A filosofia Yoga ensina que, mesmo não tendo atingido o ideal da castidade, “nós mortais” podemos também obter mais energia e vitalidade através da pureza e da moderação sexual.
A prática constante e disciplinada (abhyasa) de Brahmacharya por parte do(a) yogin(i) leva à conquista de dhárana (concentração) e dhyana (meditação).
Como o objetivo do yoga é justamente controlar os factores que causam perturbação e instabilidades da mente (chitta vritthis), a prática desse yama permite o desenvolvimento do(a) yogin(i).
Sem comentários:
Enviar um comentário