O primeiro Yama é Ahimsa.
Este conceito está relacionado com a não-violência, mas também com o abandono da hostilidade, inimizade e o não prejudicar o próximo.
Para o praticante significa libertar-se da tendência a fazer mal ao outro e a si mesmo.
Quem desenvolve esta característica contagia todos aqueles que estão à sua volta, tornando-se livre do perigo, da violência e da hostilidade.
Quando falamos de não-violência ao outro estamos a falar daquelas pessoas que têm sempre tendência a arranjar conflitos, a não respeitar o outro quer na sua opinião, quer pela raça, género, opção sexual, edeologia politica, etc…
Mas este conceito também fala de toda a violência que podemos infligir a nós próprios, seja por uma má alimentação, pouco cuidado com o nosso corpo, pensamento e palavras, que dirigimos não só a quem nos rodeia, mas também ao nosso discurso interno que por vezes pode ser agressivo e insultuoso.
Ahimsa pode associar-se ao floral Holly (Ilex Aquifolium).
Esta essência é indicada para pessoas que têm dificuldade em gerir a raiva, sentem-se atacadas por pensamentos em que predomina este sentimento e também inveja, ciúme e suspeita.
Podem ter atitudes destrutivas e negativas, ser violentas e possuir vontade de vingança.
As emoções são vividas de forma intensa, desconfia de quem o rodeia e pode achar que está a ser passado para trás.
A essência ajuda a pessoa a libertar-se do sentimento de raiva, quando este já se cristalizou na pessoa, passando a ser mais um traço de personalidade do que uma característica pontual.
Toda a gente pode manifestar este sentimento em diversas situações, e muitas vezes a raiva é algo que é necessário sentir, principalmente para dar um impulso na vida em determinadas ocasiões.
O problema está quando esta emoção se torna uma característica, podendo levá-la a ser agressiva e violenta.
E é aqui que Ahimsa e os Florais de Bach se unem.
Uma outra essência que pode estar relacionada com este primeiroYama é o Cherry Plum (Prunus Cerasifera).
Como acima mencionado, Ahimsa também se refere a evitar a violência contra a própria pessoa, e pessoas que necessitam deste floral podem ter tendências autodestrutivas, podem tentar o suicídio/homicídio ou ainda a automutilação.
Basicamente, esta essência é utilizada para as pessoas que perdem o controlo na maior parte das vezes de forma rotineira, podendo pôr em perigo quem os rodeia.
Logo, a toma da essência vai ajudar a pessoa a encarar os momentos negativos, com consciência e serenidade, evitando todas estas agressões ao outro ou a elas mesmas.
Sem comentários:
Enviar um comentário